domingo, 27 de janeiro de 2008

EXPIAÇÃO


"Atonement" (2007-Joe Wright)

No filme de Joe Wright, "Expiação", Briony Tallis, uma imaginativa escritora de 13 anos, diaboliza a sexualidade dos adultos. Uma mensagem de Robbie, o filho da governanta, para a sua irmã Cecília, na linguagem do desejo, parece-lhe a prova da monstruosidade. A sua ingenuidade, aliada ao ciúme e ao preconceito classista, tramam Robbie que é acusado de violar uma criança e, na sequência disso, preso e enviado para a frente de guerra, onde morre sem voltar a encontrar a amada. Cecília, por sua vez, sucumbe nos subterrâneos, durante o bombardeamento de Londres.

Tallis expia o seu crime, devotando-se como enfermeira a tratar os feridos de guerra. No plano imaginário, onde o drama começou, concebe, num romance autobiográfico, um final feliz para os amantes para sempre separados pelo seu falso testemunho.

O filme é bastante convencional, embora de estrutura complexa. Salva-o o cenário dantesco da praia de Dunquerque, onde os soldados ingleses, entre feridos e moribundos, aguardam o reembarque, mas que parasita esteticamente a história, e a intervenção de Vanessa Redgrave no papel de Briony, no fim da vida.

0 comentários: