sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O MUNDO DE PARMÉNIDES


Parménides (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)

"Esta primitiva teoria, baseada no que se podia chamar "o princípio da conservação da riqueza" foi a base do mercantilismo. Está na raiz da teoria marxista de que a acumulação ou o aumento da riqueza entre capitalistas tem de ser igualada por um aumento de miséria entre os trabalhadores. Assim, Marx reteve na mais importante e revolucionária das suas doutrinas uma peça já quase obsoleta da teoria económica parmenidiana - apesar da sua marcadamente anti-parmenidiana dialéctica."

"The world of Parmenides" (Karl Popper)


A teoria cosmológica de Parménides é a de que não existe real mudança no universo (princípio que, por exemplo, a ideia de entropia põe em causa), o que está implícito também na fórmula lavoisieriana. Ela é parmenidiana na medida em que a transformação não afecta a "estrutura" do universo (nada se cria, nem nada se perde).

Contra o parmenidianismo de Marx, Popper invoca a ideia pioneira de Adam Smith de que "numa troca voluntária, por norma, ambas as partes ganham e nenhuma perde."

Mas ao nível da produção, a ideia dum resultado de soma zero (o lucro de uns deve equivaler ao prejuízo ou à exploração de outros) é fácil de sustentar, devido à nuvem da complexidade e ao poder do "wishful thinking".

1 comentários:

João Pinto e Castro disse...

Além do mais, é falsa a opinião atribuída a Marx.