quinta-feira, 11 de agosto de 2016

VACUUM CLEANER

(Allan Bloom)



"Dei por mim respondendo ao professor de psicologia que, pessoalmente, eu tentava ensinar preconceitos aos meus alunos, porque, hoje em dia - com o sucesso geral do seu método -, eles tinham aprendido a duvidar mesmo antes de acreditarem no que quer que fosse."
(Allan Bloom)

Ensinar novos preconceitos? É que com a teoria (errada) do geocentrismo, tivemos, por exemplo, toda Antiguidade Clássica e o Renascimento europeu. E, socorrendo-me agora do argumento de Harry Lime no "Terceiro Homem", se não acreditássemos nesse erro, ter-nos-íamos, talvez, ficado pelo 'relógio de cuco'.

Os preconceitos devem, naturalmente, ser desafiados e, finalmente, depostos por crenças mais 'verdadeiras'. É um pouco o que diz Popper sobre o progresso da ciência.

A dúvida que só se tem a si própria para 'desconstruir' deixa-nos desmunidos, exilados fora do Sol e fora da Caverna.

Claro que há por detrás desta atitude de crítica no vazio, a enorme pretensão de não voltarmos a ser 'enganados', como se podia dizer que fomos ao longo da história. Deixámos a ciência isolar-se no seu pedestal a que, nalgum dia, teremos, talvez, de injustamente apelidar de pelourinho, esquecendo-nos da terra que com ela se encontra misturada, pois tudo provém dos nossos sentidos e do nosso cérebro, tanto quanto das ilusões colectivas e dessa prótese maravilhosa que é a tecnologia.

0 comentários: