terça-feira, 9 de agosto de 2016

CÉPTICOS




"(...) somos grandes é no cepticismo. Começa no D. Afonso Henriques, com o milagre de Ourique, quando o Cristo lhe aparece e ele olha e diz: 'está bem, está bem, não me apareças a mim,  aparece aos meus inimigos, eles é que precisam que lhes apareças, que eu por mim já acredito!' Está no Damião de Góis!"
(Agustina Bessa-Luís na entrevista a Clara Ferreira Alves)

É pena este cepticismo de que fala Agustina se parecer tanto com o 'juízo' e a manha do escudeiro Sancho sobre as grandes tiradas do seu amo. Mais bom-senso que grandeza.

Mas na nossa história também não faltam os quixotescos como o rei que nos arrastou a todos consigo, em Alcácer Quibir.

O cepticismo é uma virtude da velhice, de quem já consumiu as suas forças nos enganos e desenganos do mundo e, enfim, se recolhe para 'jogar a feijões' num mundo àparte.

Não é Descartes quem quer. Ele que quis recomeçar a aventura do espírito, a partir de um pedacinho de cera, ao canto da lareira.


0 comentários: