quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O ORADOR




(Terrifying new facial reconstruction of Robespierre:www.thehistoryblog.com)


"A discussão memorável que acabo de evocar foi levantada por um homem que chegava à assembleia com uma reputação imensa. O abade Sieyès tomara o seu lugar entre os nossos mais distintos publicistas, com a sua brochura 'O que é o Terceiro Estado?' As suas palavras eram esperadas como oráculos, e como os oráculos, ele não foi pródigo. Mirabeau, que manejava o sarcasmo com uma superioridade nunca alcançada, desferiu um golpe mortal sobre Sieyès dizendo dele: 'o silêncio de Sieyès é uma calamidade pública'. Era dizer, e ele não o escondia: 'vou fazer-lhe uma reputação que não poderá suportar'. Com efeito, Sieyès, levando a sério a ironia de Mirabeau, achou por bem sair da sua taciturnidade para impor as suas ideias à assembleia, ora defendendo os abusos do clero, ora apresentando como modelo uma profissão de fé que não lhe tinha sido pedida;"
("Mémoires de Robespierre")

Robespierre, o pequeno advogado de Arras, foi discípulo, por um tempo, do tribuno mais fascinante da Revolução, Mirabeau. Suspeitou-se que este recebera dinheiro da Coroa para servir os interesses da monarquia. Não se pode dizer, portanto, que fosse um apóstolo do grande movimento burguês. Era conhecido pelas suas aventuras libertinas e as prisões por que passara deram-lhe o tempo necessário para trabalhar a arte oratória. Talvez acreditasse em si próprio antes de em qualquer verdade superior e, nisso, antecipou o cinismo de tempos posteriores. 

O seu admirador julga-o finalmente: '(...) e talvez vender-se por um pouco de oiro! Não, qualquer que seja o prestígio que rodeia o génio, só a virtude é adorável (...).'

De qualquer modo, há ainda lugar para a hipótese do tribuno ser um indefectível do regime em que sempre vivera e a que devia o título de conde, o que torna este formidável orador numa espécie de espião com as ideias de Sade.

Era de origem italiana. O nome de Riqueti tem uma estridência suspeita. Como poderia aquela ser a sua revolução?



0 comentários: