segunda-feira, 23 de maio de 2016

O QUE É CORRECTO



(Ludwig Wittgenstein)

"O Sr. Wittgenstein argumenta que tudo o que é propriamente filosófico pertence ao que só pode ser mostrado, ao que é comum entre o facto e a sua imagem lógica. Daqui resulta que nada de correcto pode ser dito em Filosofia."
(Bertrand Russell)

A Filosofia é, aqui, a história da filosofia, e a história não se rege pela lógica. Tudo o que foi dito pelos filósofos até agora foi 'incorrecto'? Espero bem que sim, porque a lógica é a administração do pensamento e produz os seus próprios burocratas.

Russell é um 'gentleman' e não quer dizer verdadeiro, em vez de incorrecto, que é o que está implícito no desprezo de Wittgenstein pela filosofia. Mas não ficaríamos mais avançados se fosse feita a substituição. Porque há mais de uma verdade na lógica, mas isso não torna a lógica 'verdadeira'. Mas a correcção, essa sim, convém à lógica.

E é o que esclarece a posição do autor do 'Tratado': é que a lógica não pode falhar a sua própria regra ( e daí ser correcta ou não), mas a filosofia visa para além das boas regras e do Legos intelectual. Logos e não Legos.

Nisso, a filosofia parece-se com a poesia, e não é por acaso que o maior dos filósofos, Platão, foi poeta.


0 comentários: