terça-feira, 3 de novembro de 2015

VIRTUDES ORFÃS



http://vignette4.wikia.nocookie.net/gundam/images/3/37/GN-005_Gundam_Virtue_Rear.jpg/revision/latest?cb=20091110230643

"O mundo moderno não é mau; em certos aspectos é até demasiado bom. Está cheio de virtudes bravias e desperdiçadas. Quando um esquema religioso é abalado (como o Cristianismo foi abalado pela Reforma), não são apenas os vícios que se soltam. Os vícios, com efeito, soltam-se e vagueiam causando estragos. As virtudes também se soltam; e as virtudes causam estragos ainda mais terríveis. O mundo moderno está repleto de velhas virtudes cristãs que enlouqueceram. As virtudes enlouqueceram porque foram isoladas umas das outras e andam à sorte, solitárias. Assim, alguns cientistas se preocupam com a verdade; mas a sua verdade é impiedosa."

"Orthodoxy" (G.K.Chesterton)

Outra maneira de representar este 'estado do mundo' é dizer que o homem se perdeu de vista e que mundo segue em frente segundo um plano imperscrutável. Sim, abandonemos, à partida, a ideia de que este mundo é caótico. Todos os esforços humanos tendem para lhe dar um sentido. O problema é que as possibilidades são infinitas e convivem num mar de contradições e de antagonismos. Só agora, na era da tecnologia, nos damos conta da sua extensão e da confusão dos deuses.

Tínhamos de encontrar no nosso caminho os vários disfarces do relativismo, mas também a expressão das diferenças de cultura e do desfasamento científico-tecnológico. Imaginemos só que espécie de monstro resultará da adopção da nossa ciência e da nossa técnica por culturas arcaicas ou ainda correspondendo à nossa Idade Média.

Ora, o choque de todas essas diferenças tem uma força incomparavelmente maior do que a da Reforma para o Cristianismo. E, como diz GKC, vícios e virtudes andam num torvelinho, "fora da mãe". E é verdade que o vício nunca levará ao heroísmo, porque degrada o homem, e não é raro ver-se a virtude sacrificar-se pelo deus da tribo. De facto, a virtude já tem um pé no 'outro mundo'.


0 comentários: