segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ALÉM DE KANT

Immanuel Kant


"(...) a proposição pode apresentar-nos a realidade inteira, mas ela não pode apresentar-nos aquilo que deve ter em comum com a realidade para no-la poder apresentar."

"Tratactus Logico-Philosophicus" (Ludwig Wittgenstein)


A sombra não pode tornar-se independente do corpo. Não podemos saltar sobre ela. Voltamos à encruzilhada onde Kant nos deixou. Os fenómenos podem ser conhecidos, mas não o que está por detrás da última aparência. Mas também não existe um derradeiro véu para a nossa ilusão.

No entanto, há mais do que interpretação no sucesso da ciência e, evidentemente, mais do que coincidência. Embora, nas palavras do filósofo, não possamos 'apresentar o que há de comum' entre a linguagem e a realidade, a pressuposição de que existe uma 'ligação' e um encadeamento lógico entre ambas é a 'aposta' que todos fazemos naturalmente e, sem a qual, o mundo não faria sentido, isto é, onde não nos sentiríamos 'em casa'.

Portanto, a 'realidade' acaba por ser uma fronteira que, se fosse possível atravessar, não nos faria mudar de mundo.

A ciência já pressupõe que a matemática é a linguagem do cosmos. Um pouco mais de 'visão' levar-nos-ia a reconhecer que todo o humano é cósmico.

0 comentários: