sábado, 28 de março de 2015

CLÁUSULAS DE SALVAGUARDA

Zbigniew Preisner, o autor da música nos filmes de Kieslowski

Hanka mantém uma relação com o estudante de Física, depois de saber que Roman, o marido, tem de renunciar ao sexo. Ela não dá muito valor a essa ligação e não sabe que Roman vive por ela obcecado, a ponto de escutar as conversas telefónicas e de espiar o encontro dos amantes.

Quando recebe o primeiro alarme, rompe com o estudante, ignorando que o marido está a vigiar a cena. Mas, ao sair do apartamento, descobre, humilhado, um Roman "voyeur".

Segue-se uma separação temporária, de comum acordo. Porém, enganado pelo movimento do amante, Roman tenta suicidar-se.

É no hospital, que tem a prova de que precisava do amor da mulher. Hanka pensava que podia ter o amor, mais o quarto de hora de "espasmo e suor".

Este 9º episódio de "O Decálogo" mostra-nos também uma jovem doente que enfrenta um dilema: ser operada e poder vir a ser uma grande cantora, ou não o fazer, precisando de bastante pouco para viver (ela faz o gesto, deixando um pequeno espaço entre o indicador e o polegar).

É a admiração de Roman, que é o seu médico, pela música de Budenmeyer (Preisner?) e pelas possibilidades da sua voz que a levam a decidir-se pela operação.

Nem ela podia renunciar à música, nem Roman ao amor, sem cláusulas de salvaguarda.

0 comentários: