domingo, 29 de março de 2015

A LUTA DE CLASSES

http://www.socialisme.be/fr/wp-content/uploads/sites/3/2014/08/lutte_des_classes_UE.jpg

"Ele provavelmente sofreu as consequências de ter decidido as suas conclusões em 1848, antes de ter embarcado nas pesquisas necessárias para as justificar."

"Le Capital au 21e. siècle" (Thomas Piketty)

O autor refere-se, claro, a Karl Marx e aos seus 'Manuscritos' filosóficos de 1848, opinando que o 'Opus Magnum', escrito mais de vinte anos depois, seria uma tentativa de forçar o 'sistema económico' a corresponder àquelas premissas.

O termo 'embarcar' já traz consigo uma série de conotações teatrais (Molière, "Les Fourberies de Scapin" ou Cyrano de Bergerac, "Le Pédant joué") como o célebre refrão do "Que diable allait-il faire dans cette galère?"

A ideia é que o velho Marx 'embarcou', não numa galera turca como, supostamente, o filho de Geronte, mas numa fadiga intelectual que se mostrou, apesar de prolífica, ao mesmo tempo extremamente frustrante pelo seu óbvio desfasamento com os factos. "Das Kapital" ficou por concluir, o que nos impede de ter uma ideia sobre a coerência 'final' com os textos da juventude. O profeta teve um enorme sucesso. O homem de ciência, como era de esperar, não conseguiu convencer-nos de que foi outra coisa que um filósofo de sistema, como o seu amado-odiado mestre de Stutgartt.

A crónica de VPV, no 'Público', traduz o desencanto que hoje provoca em muitos de nós a comparência no 'banco dos réus' dos representantes máximos de um poder mitificado pela teoria. Peço escusa pela transcrição:

" Mas não fiquei tão desconsolado como agora quando passaram à minha frente na televisão as grandes figuras do capitalismo financeiro cá de casa (segundo a doutrina, o mais poderoso e o mais cínico) e os seus servos da gleba. Era então por causa deles que tínhamos odiado a Ditadura e amado o povo; por causa deles que tínhamos sofrido e também tremido; por causa deles que se fizera o PREC à custa da economia do país. Nunca fui um crente, mas mesmo assim a patética cara do Diabo – finalmente revelada – e a descrição das suas mesquinhas trafulhices foram um desapontamento e uma tristeza."

0 comentários: