domingo, 1 de junho de 2014

ATITUDES DE VIDA

http://3.bp.blogspot.com/

 

"O optimismo é sempre voluntário. O pessimismo, pelo contrário, é a inclinação."
(Alain)

Podem dizer-me que uma boa saúde e uma cornucópia de sorte adiam por muito tempo, ou talvez sempre, o 'plano inclinado'. Mas, para alguns, como Sólon, só no final da vida, se pode dizer de alguém que teve, ou não, uma existência feliz.

Mas a vontade decide, num sentido ou noutro ( porque há-de haver um momento em que nos 'deixamos ir', mesmo no optimismo que, talvez na maioria dos casos, signifique um 'não querer ver'),

O optimismo de Alain é, evidentemente, outra coisa. É uma filosofia e uma higiene. E foi esta última característica que irritou tanto os seus contemporâneos. Embora ele se tenha inspirado nos maiores, como Descartes (do 'Tratado das Paixões') e Spinoza, pareceu a esses críticos que era honrar por de mais o 'homem-máquina'. Uma solução prática para a anxiedade ou para o desespero seria sempre em prejuízo da 'alma'.

Mas se o optimismo é melhor tanto para o corpo como para o espírito, como flosofia de vida, porquê não reservar o pensamento oposto para a estética, em vez de diminuirmos o nosso ser, como diria o filósofo que poderia ter nascido português?

 

 

0 comentários: