quinta-feira, 7 de maio de 2015

EMANAÇÕES DO CASTELO

Franz Kafka (1883/1924)

"Esta carta em nenhum sentido é uma carta oficial, mas apenas uma carta privada. Isso pode ser claramente visto na própria forma de tratamento: 'Meu caro Senhor'"
"O Castelo" (Franz Kafka)


No domínio burocrático, só o oficial tem validade e vencimento. Todas as direcções, todos os gabinetes e funcionários formam uma espécie de pensamento, fora do qual não há realidade.

Amália arrastou na sua desgraça toda a família, por dar mais valor à sua dignidade do que à palavra, mesmo injuriosa, dum alto funcionário.

E embora do Castelo não tivesse surgido qualquer retaliação, nem ali fosse sequer levantado um dedo, a população procedeu como se algo de sacrossanto tivesse sido infringido, com a rebelião de Amália, e, por medo, tornou-se o único carrasco dessa família. Que melhor exemplo da interiorização das leis?

O drama de K. é o resultado duma descoordenação de serviços, mas em todo o caso, ele nunca chegará a exercer a profissão. A sua infatigável busca pelo reconhecimento e reparação desse erro está condenada ao fracasso. A sua luta pelo direito cai na categoria burocrática do importuno.

0 comentários: