segunda-feira, 18 de maio de 2015

DO OUTRO LADO DO VENTO

(Orson Welles (1915/1985)

Afinal, Orson Welles ainda não disse a última palavra. Pensávamos que o "D. Quixote" mutilado, de Jess Franco (1992), fosse uma espécie de testemunho dum homem conhecido por não levar os seus projectos a cabo.

Mas, depois de mais de vinte anos de disputas sobre direitos e dos obstáculos legais levantados pela filha do cineasta, Beatrice Welles, assegura-nos o fiel Peter Bogdanovich ("The last picture show") que "the greatest film never released" vai poder finalmente ser montado.

Chama-se "The other side of the wind" (título que lhe foi dado pela última companheira de Welles, Oja Kodar, protagonista de "F, for Fake").

Interpretado por John Huston e o próprio Bogdanovich é, nas palavras de Welles que explicava o tema ao primeiro: "é acerca do sacana dum realizador que apanha as pessoas e as cria e destrói. É acerca de nós, John. É um filme acerca de nós."
Opinião pelo menos estranha num gigante derrubado pelos liliputianos de Hollywood e que talvez, com essa frase, exprima mais um ego bulímico do que uma relação com os outros, actores ou não.

0 comentários: