sexta-feira, 29 de agosto de 2014
O DESEJO DOS ANJOS
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
DON JUAN E O SEXTO SENTIDO
![]() |
Francisco de Goya. Don Juan y el Don Juan e o Comendador Goya) |
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
REMBRANDT
terça-feira, 26 de agosto de 2014
FÁBULA EMPRESARIAL
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
O ESPÍRITO FRANCISCANO
"E, no entanto, este santo gentil (Francisco) parece ter aprovado as Cruzadas e acompanhado a Quinta Cruzada ao Egipto, embora não tomasse parte nos combates e, em vez disso, tivesse prègado ao Sultão."
Karen Armstrong ("The case for God")
Nem São Francisco podia saber o que trazia consigo a aprovação das Cruzadas. A Igreja seguiu o seu chefe, representante de Deus na terra. A liberdade de pensamento exercia-se dentro de um círculo incomparavelmente mais estreito do que hoje. Se Sartre pôde dizer que o marxismo era o horizonte da nossa época, Deus foi o único horizonte durante milénios. O homem caiu na sua solidão metafísica de uma tremenda altura. Não exageremos a responsabilidade do santo...
A ingenuidade (aos olhos de um céptico) de prègar ao Sultão, cabeça de uma religião que, ao mesmo tempo, se atacava militarmente, tem, por outro lado, um contraponto moderno, na iniciativa do papa de converter à amizade as duas Coreias inimigas.
O espírito não podia ser mais fora do 'horizonte' do nosso tempo, porque é de todos os tempos. E é isso que as ideologias não suportam.
domingo, 24 de agosto de 2014
INTELIGIBILIDADE
![]() |
Albert Camus |
"A maior economia que se pode realizar na ordem do pensamento é aceitar a não-intelegibilidade do mundo e ocuparmo-nos do homem."
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca... "
A única salvação cuja crença está ao nosso alcance é aquela que dá sentido ao mundo dos homens. Quanto ao 'resto', que é o essencial na perspectiva filosófica, ninguém é salvo, nem ninguém é condenado. Camus diz que nem sequer é inteligível.
sábado, 23 de agosto de 2014
TEOREMA
![]() |
Teorema" (1968-Pier Paolo Pasolini) |
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
NÃO TER PÉ
![]() |
http://bassweightsociety.files.wordpress.com/2012/11/deep-sea.jpg |
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
O TIRANO
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
SIMONE E LEON
![]() |
Leon Trotsky |
" SW - Que poderá dar esta jovem geração submetida a uma tal 'lavagem ao cérebro'?
Trotsky - (resposta evasiva e desencorajada) À medida em que a produção for progredindo... Proletariado russo ainda ao serviço do aparelho de produção: inevitável até que a Rússia tiver ultrapassado os países capitalistas. Rev[olução] de Out[ubro] análoga a uma revolução burguesa. Nào tenho nada a censurar a Estaline (salvo as faltas no quadro da sua própria política);"
(Notas de Simone Weil da sua conversa com L.D. Trotsky, recebido no exílio, em Dezembro de 1933, na casa dos seus pais)
terça-feira, 19 de agosto de 2014
OS INFLUENTES
![]() |
Mapa-mundo de Ptolomeu |
domingo, 17 de agosto de 2014
AS TRÊS IDADES
sábado, 16 de agosto de 2014
A FELICIDADE DA CHUVA
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
ORGULHO E TIMIDEZ
Diante de Speranski, que é um indivíduo doutro meio, o príncipe André sente dificuldade em exprimir-se. Porque está demasiado absorvido no estudo da personalidade do outro. Há homens susceptíveis a tal ponto e a quem não queremos ferir de modo nenhum, que só é possível a conversação cortês com eles e a ausência de pensamento.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
ÍNTIMOS LADRÕES
Em "Les Voleurs" (1996), de André Téchiné, o cínico Alex (Auteuil), perante a confissão de Marie (Deneuve) de que ama Juliette, comenta:
- C'est beau l'amour!
É assim a loucura vista de fora. Mas a loucura dele é pior.
Porque é um polícia que já não sabe deslindar a defesa da ordem de uma paranóia contra a sua própria família, que vive do roubo. Por isso não sabe também o que sente por Juliette, com quem faz amor "como quem se suicida".
Marie não pode viver sem a sua amada, que mudou de vida. Depois de dedicar um livro ao objecto da sua paixão, põe termo à vida.
Alex pergunta-se, no final, por que é que Marie o escolheu a ele como destinatário desse livro e das cassetes com a voz de Juliette gravada. A ele, que já voltou, insensível, a mergulhar no dia a dia violento da sua esquadra, na realidade em que não acredita e que é para si um sonho mau.
Na vida e na personalidade de Juliette, a ladra, está o que pode mudar o seu ódio em compreensão e justiça.