terça-feira, 26 de agosto de 2014

FÁBULA EMPRESARIAL

"Who's minding the store?" (1963-Frank Tashlin)

Quando a impotência para agir e para compreender é um facto sentido por toda a gente, a má-língua torna-se um substituto da crítica e surge a paixão de dizer mal. Os que governam e os que têm a missão de os controlar são como a mosca da fábula que pensava fazer andar a carruagem, ao poisar as patas em tudo.

Mas a necessidade não se faz menos sentir, e um gato pode deixar sem luz meia cidade. Assim leis menores podem produzir grandes efeitos, mesmo se são feitas às cegas.

Mas desçamos ao concreto. Numa pequena empresa, o patrão estuda o seu microcosmos com uma atenção interessada. A afectividade e a identificação pessoal ligam a organização das coisas à vida dos homens. Só esse zelo prevê e corrige verdadeiramente.

Ainda há quem pense que o trabalhador seria capaz da mesma inteligência e do mesmo interesse, porque depende da empresa a sua sobrevivência. Mas o salário, ao compensar a tarefa, desobriga de tudo o resto. E mesmo um gestor, pago pela função de gerir, não pode, sem obscenidade, tratar a empresa, como coisa sua. O dinheiro impede todas as outras mediações e até a escatologia do lucro.

A grande empresa moderna não engendra o espírito da economia, mas sim o do standing e o carreirismo. Um conselho de administração é afectado pelo zumbido duma colmeia e está reduzido ao parecer e às informações distorcidas pela ambição profissional dum pequeno grupo de directores.

Enquanto se complica a vida duma empresa e se reúnem as condições do seu declínio, os feiticeiros, sentados na sua autoridade, estão optimistas. Pagam-lhes para fazer assinaturas e habitar um gabinete de luxo. O pior é que eles querem gerir. E os trabalhadores são os primeiros a exigir o plano e o organigrama.


Então, quando se multiplicam os sinais de alarme, mas ninguém sabe o que se passa, a maledicência vem, porque conforta.


0 comentários: