segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VERDADEIRO DETECTIVE



Uma das melhores séries de sempre é, sem dúvida, "True Detective", de Cary Fukunaga. A primeira parte acaba da melhor maneira a história destes dois homens  que começa pela desconfiança e por uma visceral  estranheza até alcançarem, no fim da sua "descida aos infernos" do pós-Katrina e da devastação social causada pelo ciclone político (a Louisiana, aqui é o mundo inverso da paisagem poética de um Flaherty), uma fraternidade quase  exclusiva. A amizade viril em Hawks, ou Ford nunca partiu de tais extremos. Rust, (um fabuloso Matthew McConoughay), obcecado e distribuindo a conta-gotas uma filosofia desesperada que se confronta com a total incompreensão de Marty (Woody Harrelson, também ele supremo). Como se verá no decorrer da série, o desempenho de McConoughay, a intensidade da sua 'presença' (é isto ainda representação?), transmitem à personagem, sob a aparência do cinismo,  um carácter profundamente místico, confirmado definitivamente na revelação a Marty, depois de sair do coma.

As peripécias da perseguição nos 'bayous' do obrigatório 'serial killer (referência de uma maldade 'criativa', com 'assinatura' que põe em causa a visão clássica de um mal 'sofrido' e involuntário, como em Sócrates) são decerto empolgantes mas são, sobretudo, a experiência seminal  que transformará os dois homens.

Não creio que a confissão final de Rust seja mais um caso de  'redenção pelo amor' (da filha 'encontrada' do 'outro lado'. É, talvez,  a explicação da paixão incansável do  detective em tão flagrante contradição com o seu discurso cínico.

0 comentários: