quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ARQUIVO MORTO

http://bauhaus-online.de/en/atlas/werke/dead-hare-still-life-with-foil


"Quem se contenta com o seu pensamento não pensa já mais nada. [...] O exame de consciência é dizer não a si deitado. Aquilo que eu creio nunca é suficiente, e a incredulidade é de fé estrita: 'Pega no teu leito, e caminha.'"

Alain


É por isso que vemos os mais doutrinários se encerrarem na sua fortaleza de palavras, para não pensarem. As paredes da fortaleza têm de ser espessas para não entrar a dúvida. Gorbatchev, pelos vistos, julgava poder conservar a fortaleza na 'transparência', com o poder mostrado na sua ridícula nudez.

Todos somos seres pensantes. Uns mais do que outros, cada um de nós, enquanto vivo, tem de tomar decisões e de resolver problemas. Como poderemos crer sem pensar? Não podemos. No momento em que fechamos a porta à dúvida, deixamos de crer. Porque não se acredita de uma vez por todas, a não ser fora do mundo, livres de 'tentações'. Ora, quem não é tentado a mentir, a agir como se fôssemos o centro do mundo, a abusar do mais pequeno poder que nos é concedido, está praticamente sem comunicação com o mesmo mundo e consigo próprio. Morto? Não diria tanto. Mas mais estátua do que homem. A estátua do nosso passado entrege à corrosão e ao verdete.

A dúvida é a vida a bater à porta do crente. Cada cadeado na porta é um sim ao mundo tal como está, ao mundo da entropia que só pode morrer.

A verdadeira fé é pois uma vitória de cada momento contra a dúvida. E em cada vitória, é Lázaro que se levanta do túmulo.

Como diz o filósofo. O pensamento abandonado à sua forma torna-se uma prisão. Torna-se coisa. A juntar ao nosso imenso arquivo morto.

 

 

0 comentários: