segunda-feira, 16 de setembro de 2013

OS MELHORES

dailykos.com

 

"Corruptio optimi pessima."

A corrupção dos melhores é o pior de tudo. Não é só o poder e o dinheiro que corrompem. O medo também corrompe. Alguns pensarão que os 'melhores' não têm lugar numa democracia e que o que lhes acontece não é pior para todos os outros do que acontece à maioria.

É verdade que as elites não são reconhecidas como tal. Há um preconceito negativo contra a palavra que evoca o que depois da Revolução Francesa se chamou de 'Ancien Régime'.

De resto, todas as tentativas para criar uma aristocracia que não governasse contra o povo falharam. O povo está alertado para esse tipo de sofisma. Em política, todas as elites são espúrias.

A frase latina justificava-se plenamente no seu tempo. O passado guiava o futuro. Como notou Arendt, os Romanos contavam o tempo desde a fundação da cidade. Os melhores não eram os novos recordistas do estádio, mas os antepassados. "As vidas" de Plutarco inspiraram milhares de gerações com o exemplo dos antigos.

Mas a verdade é que a nossa época também tem os seus 'melhores', não no sentido de serem os mais ricos, ou os mais poderosos (para isso temos a revista Forbes), mas de serem os guardiões dos valores da humanidade. Recentemente, um papa veio lembrar esses valores e praticá-los segundo o seu dever. E tantos artistas e homens da cultura que não deixaram corromper o seu espírito. E os erradamente chamados 'simples' que não se deixam contaminar. São esses os nossos melhores. É esse o 'sal da terra'.

Estará essa elite do 'dever ser' e da integridade imunizada contra as armadilhas, o envolvimento e a palavra sedutora do que, por outro lado se chama também cultura, mesmo sem valores, ou com valores de mercado?

Mas basta um justo. A história já nos deu essa lição.

 

 

0 comentários: