quarta-feira, 18 de setembro de 2013

OS ESPELHOS

http://ex-libris.over-blog.com

 

"O objecto amado é simplesmente aquele que partilhou connosco uma experiência no mesmo momento, narcisisticamente; e o desejo de estar próximo do objecto amado é, primeiro, devido não à ideia de o possuir, mas simplesmente à de deixar as duas experiências compararem-se, como reflexos em diferentes espelhos."

"The Alexandria Quartet" (Lawrence Durrell)


Isto vem a dar no que diz a frase 'insolente' de Lacan: "não há relação". A comparação dos espelhos é, no entanto, mediadora. Esboça-se uma relação indirecta que só se aproxima do desejo de posse através da conotação narcísica. Tudo isto é, no entanto, falocrático.

Por outro lado, podemos encontrar na literatura a figura feminina correspondente. Andrée, uma das 'raparigas em flor' do romance de Proust, dá-nos a ver o que pode ser o outro narcisismo (a menos que queiramos considerar esse traço psicológico da personagem como... masculino).

Andrée, a amiga de Albertine, é incapaz de considerar qualquer prazer da sua amiga, causado por um favor ou uma prenda de terceiros como justificado. O seu 'pecado favorito' é ver a alegria no rosto de Albertine causada por um gesto seu. É isto uma pessoa egoísta? Mas se ela gosta de ver os outros felizes...

O caso é que só lhe interessa a felicidade por si provocada. Como o 'santo' que trabalhasse para uma carreira.

Toda a outra felicidade lhe causa ciúme e tristeza.

Podemos perfeitamente encaixar aqui a imagem dos espelhos de Justine, em Durrell.

 

0 comentários: