terça-feira, 6 de setembro de 2005

CONSIDERAÇÃO INQUIETA





Para Raul Brandão, o Baleal é a mais linda praia portuguesa. Mas neste domingo, ao fim de muitos anos de noite artificial, foi para mim o reencontro emocionante do céu estrelado.

No fim da ilha, por detrás da capela de S. Estêvão, cuja sombra nos protege das luzes mais próximas, enquanto o grito surpreendente das cagarras se faz ouvir nos ares e entre os rochedos, de repente, o luzeiro abissal das constelações.

Lá estava o colar de pérolas da ursa maior e as outras figuras que não soube decifrar, mas que, de qualquer modo, me prenderiam na borda do precipício. As metáforas que acorrem de muito longe no tempo, vindas de textos insignes, recriam o mais belo espectáculo do mundo.

Mas haverá aqui um sujeito diante duma cartografia identificada pelos mitos poéticos ou pela balbuciante astronomia?

É terrível dizê-lo, mas é a impaciência de que fala Musil que nos permite subtrair-nos à força aspirante e irrealizante que os nomes ocultam.

“Podia-se vê-lo sentado numa pedra, esquecido do mundo, mergulhado na contemplação, torturado por essa impaciência frenética. Ele tinha ido até ao fim, tinha acolhido tudo em si e corria o perigo de começar a falar alto na sua solidão, para contar a si próprio tudo outra vez. “ 

"O Homem sem Qualidades" (Robert Musil)

1 comentários:

camponesa pragmática disse...

Bem, e com esta me vou (não acredito que são três da manhã e estou na net e amanhã é dia de trabalho)! Obrigada pelo texto, que faz sentido. O "luzeiro abissal das constelações" :)