sexta-feira, 21 de outubro de 2016

OS SONHOS E A BARRIGA

Karl Popper (1902/1994)


"É importante que seja o sonho de voar que leve a que se voe e não, como defendia a concepção materialista da história de Marx e Engels, o sonho de ganhar dinheiro."

Karl Popper ("Em busca dum mundo melhor")

Embora o sonho de ganhar dinheiro não leve a que se voe e seja com o sonho do poder das menos nobres aspirações do homem, ambos representam uma dessas "linhas tortas" pelas quais Deus ou a História escrevem direito. É a ideia de Adam Smith, claro, de que o interesse geral resulta de cada um lutar pelo que aparentemente interessa só a si.

É assim que uma paixão misantrópica como a da avareza pode ser tão útil à economia, como Alain já disse. Mas se a concepção materialista é preciosa para explicar a sociedade natural, depressa encontra os seus limites quando se depara com uma sociedade mais complexa, a qual se transforma mais pela produção indirecta dos sonhos e dos desejos do que pela razão utilitária e pelo aumento das mercadorias.

No zénite da sua eficácia histórica, aliás, até esse materialismo foi impulsionado pela mais venerável das utopias, a da justiça, e não pela do poder necessário para a concretizar. Continua a ser verdade que com a barriga vazia não se especula nem se idealiza.Mas isso é duma outra ordem de razões. Porque é como se um darwinista dissesse que sem o macaco não existiria o homem. A verdade é que sem a capacidade de teorizar continuaríamos a viver nas árvores.

0 comentários: