segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A EXPRESSÃO DO NADA

www.marok.org/Elio/Foto/05senigallia/

"Todavia, a teoria superficial e falaciosa de que toda a proposição verbal ou escrita é a expressão de um pensamento subjectivo veio a ter uma influência desastrosa. Expressão ( Ausdruck) corresponde ao latim expressio, e esta teoria nefasta deu origem ao expressionismo. A teoria ainda hoje quase geralmente aceite como evidente é a de que toda a obra de arte é a expressão da personalidade do artista. Quase todos os artistas acreditam que assim é, o que aniquilou a arte."

"Por um mundo melhor" (Karl Popper)

De facto, é assim que toda a gente parece pensar. Mas é ignorar que todo o artista aprende com o que faz (com o que vem de fora e o que se põe fora).

É da interacção da sua personalidade com o mundo objectivo da linguagem e da produção do espírito ( o Mundo 3 de Popper) que a obra nasce.

E, mais do que isso, é a própria obra no processo da sua objectivação que interage com o espírito do artista, exprimindo muito mais um estado imaterial do mundo do que a sua personalidade.

Evidentemente, esta tese de modo nenhum desvaloriza o papel da subjectividade, visto que em vez de concebermos a arte como uma sintomatologia e um acto autístico, nos permite encará-la como um trabalho, contra a morte, que transforma aquela parte do mundo que escapa à necessidade.

0 comentários: