quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O NEVOEIRO

They live (John Carpenter)

"Aquele que apenas lê jornais e, quando muito, livros de autores contemporâneos, assemelha-se a um míope com muitas dioptrias e com vergonha de usar óculos."

(Albert Einstein, citado por Johannes Wickert)


Se a Teoria da Relatividade (que ajudou a criar o mundo moderno) envelhecesse tanto como esta outra ideia do grande cientista sobre a leitura, estaríamos, de facto, cientificamente muito avançados. Mas não. Ainda mal se tiraram algumas consequências da teoria e já o mundo em que Einstein viveu e o que se lhe seguiu parecem desaparecer pelo ralo do esquecimento.

Era certo ainda há alguns anos que o homem que não estudasse o passado era uma espécie de bárbaro. Porque mesmo as mais populares ideias científicas (ou aparentadas) só se compreendem historicamente, isto é, através dos erros em que a humanidade teve de incorrer para as aperfeiçoar e desenvolver. O que instrui de facto é o problema enquanto problema da forma humana.

Como diz Einstein, a miopia mais incapacitante é a sentença dos que só querem dar importância ao presente. É assim na literatura, nas artes e nas ciências, e sempre foi.

Mas vivemos hoje tempos em que essa miopia e esse desenraizamento se espalham como um nevoeiro da razão satisfeita consigo própria.

O especialista desenvolve a sua modalidade para lá de qualquer limite (desde que seja convertível em técnica). Assim chegámos às armas de destruição massiça. Voltámos à era dos titãs, da força desencadeada e sem governo (quando muito procuram limitar-se os danos colaterais).

E já podemos contar uma história destes dias. Um jovem nado e criado numa das mais civilizadas cidades do planeta, como Londres, atravessa os novos santuários do consumismo e sente que a sua miopia se levantou de repente. O resto podia ser um filme de Jonh Carpenter, ou uma notícia de jornal sobre o desafiante recrutamento do EIIS.

Termino com uma citação de Jean Rostand: "A ciência faz de nós deuses, antes mesmo que nós mereçamos ser homens."

0 comentários: