terça-feira, 13 de maio de 2014

O MAIOR MISTÉRIO


"A maior economia que se pode realizar na ordem do pensamento é a de aceitar a não-inteligibilidade do mundo - e de nos ocuparmos do homem."

Albert Camus ("Carnets")

 

Trata-se de uma economia que roubaria o prazer da descoberta a todos os físicos, incluindo os maiores.

Mas Einstein diz, com razão, que o grande mistério do universo é ele ser compreensível. E talvez esteja só a confirmar o que disse o romancista...

Aparentemente, o homem, que surgiu há menos de um milhão de anos, vem aumentando, ao longo da sua 'breve' história, o conhecimento sobre o universo, com revoluções copernicianas pelo meio.

O mistério de que fala o autor da Teoria da Relatividade tem a ver com isto: como é que podemos compreender um 'processo' infinito, que realmente não podemos abarcar, e sobre o qual só podemos ter termos de comparação humanos?

Será mesmo incontestável que exista qualquer coisa como um progresso, ou 'sabemos' tanto como os Gregos sobre o essencial e apenas acrescentámos mais complexidade às nossas teorias?

Por outro lado, a economia referida não significa o fim da investigação e da descoberta. Mas em vez de endeusarmos a ciência, dar-lhe-íamos o único objecto em que é competente: o homem.

Continuamos, sem dúvida, a precisar de mitos cosmológicos. Estejamos ao menos à altura da mesma ironia que Platão dedicava aos deuses helénicos.

 

0 comentários: