quarta-feira, 28 de maio de 2014

O MECÂNICO E O ARTISTA

Pio XII

 

"Quando a SS tentou deter os 5000 judeus de Roma para os deportar para Auschwitz, 4000 encontraram refúgio em casas particulares, mosteiros e conventos, 477 deles no Vaticano."

Martin Gilbert ("A História do Século XX")

 

Este é um dos factos que sugerem qualquer coisa como o carácter de uma nação e aparentemente autorizam certas comparações. Por exemplo, a ideia de que os alemães são bons mecânicos e sobretudo disciplinados. Daí o seu gosto pela ordem e a sua 'seriedade' burguesa que, na sequência da guerra e da crise económica dos anos 20, os levaram à escravidão no III Reich. É verdade que os fizeram acreditar que pertenciam a uma raça de senhores que iria trazer uma nova ordem ao mundo.

Já o povo italiano seria um povo artista, inventivo e um pouco anárquico. Contudo, não se mostrou imune ao fascismo vociferante do Capo, um político desiludido com o socialismo. Mas quando se viu quem de facto passou a mandar em Roma e o próprio Mussolini se tornou num fantoche movido pela energia germânica, os descendentes do primeiro cesarismo, mostraram a sua natureza generosa e a sua faceta libertária.

É impressionante que a ambiguidade política atribuída por alguns ao Papa Pacelli tenha obscurecido o socorro prestado a meio milhar de judeus pelo Vaticano.

À Itália devemos o Renascimento e o Fascismo inspirado no antigo império da decadência romana. Mas o Dux acabou dependurado de cabeça para baixo e ninguém se lembra dele. Os césares que dominaram o mundo não são objecto de execração, mas motivo de glória e de histórias para a televisão e para o cinema.

A pintura do Quattrocento e do Cinquecento, essa, continua a deslumbrar-nos e a honrar todos os italianos com o título, talvez imerecido, de povo artista.


0 comentários: