sexta-feira, 26 de abril de 2013

O DESPORTO FAVORITO

 

"(o actor Danny Kaye) Referindo-se a uma mulher de quem não gosta, diz: 'A sua posição favorita é atrás de si própria e o seu desporto favorito é saltar para as conclusões.'"

(Daniel Kahneman)

Já viram como o mundo andaria muito mais devagar se não fosse aquele desporto? As pessoas seriam menos categóricas e só se decidiriam diante de evidências fortes ou, num estado de dúvida, se não houvesse evidência nenhuma. Ora, neste último caso, podemos chamar a isso 'querer'?

Se duvido, a meio do salto, de que sou capaz de saltar, eis-me no fundo da vala com uma perna partida. Porque isso é, simultâneamente, querer e não querer. Em vez disso, todos 'saltamos para as conclusões' se é preciso decidir depressa, ou pôr fim a uma discussão interminável connosco mesmos.

Claro que há os que podem (ou têm de) viver mais devagar, como os velhos e os doentes, mas poucos, dentre eles, têm a sorte de não estarem rodeados de pessoas que gostam tanto de ser categóricas que não resistem a encurtar o pensamento no dito desporto.

A situação está longe de dizer respeito apenas a uma minoria. A mulher de que falava Danny Kaye podia ser qualquer pessoa. A 'sociedade' não pensa porque não é uma pessoa. Mas as pessoas que são a sociedade pensam o menos possível. Governam-se pelo Sistema 1 (Kahneman), isto é, pela intuição e pelo hábito.

 

0 comentários: