sábado, 6 de abril de 2013

O BEM SINUOSO



O Panteon de Agripa (Roma)




"A Nazi archive of 60,000 digital colour images of wall and ceiling paintings in German buildings has been put online by the Central Institute for Art History in Munich in collaboration with the Photographic Image Archive in Marburg. The pictures were taken for the Nazi Ministry of Propaganda and the Department of Buildings and Monuments between 1943 and 1945. "

(The Art Newspaper)


O partido nazi fez um inventário fotográfico do património artístico do seu território.

Destinava-se a ser usado como arma de propaganda contra os Aliados (responsáveis pela sua eventual destruição) e a permitir o seu restauro depois da guerra.

Hoje, está à disposição de todos, on-line, e já serviu, por exemplo, para a reconstrução da igreja da Frauenkirche em Dresde.

No motivo nazi havia, apesar de tudo, um resquício de bondade.

Embora o passado não pudesse ser compreendido pelo regime, que foi, talvez, o mais desenraizado e o mais ideológico da história, o partido era permeável ao prestígio da arte ( pelo menos a que escapasse ao epíteto de degenerada, no que os ideólogos eram consequentemente anti-modernos e fiéis às suas origens pequeno-burguesas).

Também o Panteão de Marcus Agrippa e a basílica de Santa Sofia escaparam ao ódio de religião e inspiraram templos cristãos e otomanos.

0 comentários: