quarta-feira, 17 de abril de 2013

A NATUREZA GEÓMETRA

 

"A geometria foi-me explicada no liceu por um homem escrupuloso que, ele, sabia brandir a prova acima da experiência...

(Alain)

Porque a geometria, tal como a matemática, só se prova a ela própria, independentemente da experiência. Se os nossos cálculos falham é porque não estão bem feitos. É por isso que a mais perfeita das fórmulas não tem como premissa nem como conclusão qualquer correspondência com a realidade.

O que maravilhava Einstein era que, apesar disso, o mundo parecesse ser compreendido pelo nosso cérebro. Conseguimos proezas de antecipação e coincidência com o nosso sistema astronómico. Como é que a 'geometria' está 'acima da experiência' quando já deixámos, por exemplo, a nossa pègada na lua?

É como se o platonismo, o facto de 'sabermos' (ou recordarmos) mais do que podemos pensar, nos começasse só agora, quando temos a técnica para fazer a experiência extraterrestre, a revelar os seus segredos...

Aquilo que a filosofia chama de Natureza não pode ser tão diferente de nós, como quer a tradição dualista. Não somos apenas parte, o nosso cérebro não lhe é estranho. Nem a treva que o sujeita, nem a luz que acende por dentro o universo.

 

 

0 comentários: