quarta-feira, 20 de março de 2013

HIERARQUIA

Luís XIV



"Há uma palavra que ressoa desagradavelmente numa época de 'direitos iguais para todos': é a hierarquia."


Friedrich Nietzsche



É verdade que Nietzsche fala da 'vontade de poder' e por isso a sua hierarquia nos é suspeita.

Mas o étimo religioso alerta-nos para uma verdade mais profunda. Entre os deveres para com o ser humano e as necessidades da alma, Simone Weil considerou a hierarquia no outro pólo da necessidade de igualdade. São ambas fundamentais, como o é a proporção que combina a igualdade e a diferença. Mas a hierarquia e a igualdade são ambas desvirtuadas na aplicação prática. A hierarquia dos regimes opressivos está ao serviço duma casta ou de um grupo, e em nome da igualdade se oprimiram os indivíduos e as minorias, tanto quanto as próprias maiorias, quando a linguagem foi codificada para querer dizer o contrário do que diz. 

O modelo da hierarquia começa por estar na ordem vísivel do universo e do sistema solar. Essa ideia 'ingénua' pôde ainda ser invocada pelo mais 'absolutista' dos monarcas (mas escravo dos seus médicos por intercessão da sua gota e da sua fístula anal), Luís XIV.

A hierarquia conforme o espírito original é tudo menos um atributo da pessoa, ao contrário do bilhete de identidade que "é pessoal e intransmissível".

0 comentários: