sexta-feira, 29 de junho de 2012

UMA INGLESA EM FLORENÇA

rippleeffects.wordpress.com


"Confesso que em Itália as minhas simpatias não vão para os meus compatriotas. São os negligenciados italianos que me atraem e  cujas vidas eu vou pintar tanto quanto me for possível. Porque eu repito e insisto, como sempre fortemente o tenho feito, que uma tragédia como a de ontem não é menos trágica por ter acontecido numa vida humilde."

(Miss Lavish in "Room with a view" de E.M. Forster)



O sentimento da superioridade da sua própria "raça" transpira por todos os poros na distinta novelista inglesa em busca dum novo tema em Florença.

É, também, o fruto duma certa cultura que só mostrava, no palco dos teatros, personagens históricas ou mitológicas, as únicas que se podiam envolver nos grandes sentimentos e nos mais nobres desígnios. Esse "huis-clos" era, sem dúvida, fundamental para manter intocáveis as convicções aristocráticas.

Por muito que fira o sentimento democrático, não me parece que o sistema de classes possa ser julgado, em todas as épocas, com as ideias de hoje. No fim de contas,  até Marx admitia que a burguesia teve o seu tempo de "redenção" ( quando ainda não se opunha à "marcha da História").

Os preconceitos de classe são tão "naturais" como os da raça e, da mesma forma, "inevitáveis", se os bebemos "com o leite materno". Claro que muitos fazem o esforço necessário, mas esse esforço é a melhor prova de que o preconceito lhe preexiste.

Veja-se o artigo no Público de hoje:

"'Há uma grande componente cultural que molda os estereótipos e os preconceitos que os cidadãos têm sobre certos grupos étnicos. Nos Estados Unidos, os indivíduos são expostos a associações negativas entre alguns grupos étnicos e actos de agressão e intimidação. Esta exposição, ao longo do tempo, infiltra-se nas associações que as pessoas fazem, mesmo que, a nível pessoal, um indivíduo não acredite nesse estereótipo”, disse ao PÚBLICO uma das autoras do artigo, Jennifer Kubota, do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova Iorque."

0 comentários: