domingo, 22 de janeiro de 2017

A VERTIGEM DA EXACTIDÃO



Clifford Truesdell (1919/2000)



"Qualquer físico sabe exactamente o que significam a primeira e a segunda lei da Termodinâmica...e não há dois físicos que estejam de acordo sobre elas."

Clifford Truesdell (citação de Karl Popper)

Isto, a propósito da definição dos conceitos que Popper considera um falso problema, visto que não existe tal coisa como um conceito preciso. Todas as definições são contextuais e implícitas, facto que não tem impedido os espectaculares avanços da Física.

Mas claro que se tantos cientistas não abandonam facilmente a "caça aos gambusinos", como Popper lhe chama, da exactidão dos conceitos, compreende-se que em qualquer discussão política essa questão assuma toda uma outra importância.

A pergunta que todos temos de fazer antes de estabelecer um acordo ou um desacordo é de que é que se está a falar, o que não é o mesmo que procurar a exactidão.

Sabemos como num outro contexto linguístico ou temporal e paradigmático nos confrontamos todos com as dificuldades da tradução.

A par dessas diferenças de contexto, embora contemporâneos e no âmbito duma mesma língua, os "dialectos" partidários e religiosos colocam os principais problemas à razão.

0 comentários: