quinta-feira, 31 de março de 2016

O PIOR DOS REGIMES

(Karp Popper)

"'Democracia' na acepção de 'governo pelo povo' praticamente nunca existiu, e nos casos em que existiu foi uma ditadura arbitrária e não responsabilizada. Um governo pode e deve ser responsável perante o povo, o governo pelo povo não pode existir. Não pode ser responsabilizado."

(Karl Popper)

Tudo isto é verdade, mas é preciso dizer que este povo perante o qual o governo deve ser responsabilizado, numa democracia, também não existe. Não podemos contar com o sistema eleitoral e com a separação de poderes para o criar. Não se pode falar em povo como um sujeito colectivo com uma idiossincrasia e um sentido de responsabilidade, como se fosse uma soma de indivíduos. Não sei se não deveríamos antes falar de um caos ou de uma 'irresponsabilizade organizada', como diz Ulrich Beck ("The world at risk").

Os momentos em que uma 'vontade' colectiva parece emergir dificilmente pertencem a uma racionalidade política e, portanto, parece mais apropriado falar em húbris do que em responsabilidade. Porém, pode-se também argumentar que, nesses momentos se joga a vida ou a situação, sem medo das consequências, ou melhor, no total desconhecimento delas, como uma verdadeira aposta.

E, é verdade que o jogador, apesar do risco, não pode deixar de ser considerado como o único responsável, mas à maneira como os antigos heróis eram confundidos por um deus.

Com isto, não se está a fazer mais do que uma variação sobre o 'cepticismo' de Churchill quando se referiu à democracia como o pior dos regimes políticos...


0 comentários: