terça-feira, 22 de dezembro de 2015

FORA DE ORDEM

Michel Foucault


Segundo Foucault, a verdade pertence ao domínio do controlo social. Assim, existe uma ordem do discurso que legitima as instituições e a estrutura social. Tal como a ideologia, em Marx, o discurso cumpre tanto melhor a sua função quanto menos revelar da sua natureza.

A 'naturalização' do discurso é um processo ininterrupto e abrange todas as formas de poder. A economia, como 'instância determinante' tem tudo para concitar o máximo de 'verdade' exclusiva e o máximo de ocultação. De facto, a crescente sofisticação dos modelos de explicação vai de par com um autoritarismo mal disfarçado. Esta situação assemelha-se, sem grande exagero, ao dogma religioso. Foi o caso do recente 'there is no alternative'.

Claro que, comentando este filósofo da nossa época, que tentou, com génio, uma espécie de geologia do conhecimento, temos de nos lembrar que este conceito de verdade, como 'vontade de verdade', pouco tem a ver com a acepção de verdade que está na base da civilização ocidental.

A instrumentalização da verdade é de todos os tempos, e é a isso que corresponde esta 'vontade' que intenta controlar o discurso 'fora de ordem'.

0 comentários: