segunda-feira, 13 de julho de 2015

TUDO É RELATIVO?




"Einstein cita como exemplo do princípio da relatividade o facto de uns o considerarem um "sábio alemão" e outros um "judeu suiço."

(Em entrevista ao "Times", citado por Jacques Merleau-Ponty)



A infeliz confusão entre o nome da mais famosa teoria científica do século passado e a opinião espalhada por toda a parte que é conhecida por relativismo é aqui incentivada pelo próprio autor da teoria, talvez levado pelos seus sentimentos em relação à atroz perseguição dos judeus no seu tempo.

Porque é bom de ver que a revolução da Física, e da nossa visão do Cosmos não se podiam ter ficado a dever à afirmação banal de que a visão das coisas depende de um 'ponto de vista', a qual, já agora, não tem nada a ver com o 'relativismo' que, mais do que o reconhecimento da importância da perspectiva é uma filosofia e uma moral que defendem que tudo se equivale e que tudo está justificado pela sua circunstância.

A vida do grande homem de ciência demonstra que abominava o niilismo implícito na opinião relativista.

Mas - quem sabe? - talvez no momento estivesse farto de entrevistas e daí o seu descuido. Esse é tão pouco o verdadeiro Einstein como o daquela inagem em que nos deita a língua de fora.

No fundo, ele estava-se a borrifar para a gravidade.

0 comentários: