sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

DESÍGNIOS





"A Inquisição Espanhola não foi uma tentativa arcaica de preservar um mundo religioso ultrapassado; foi uma instituição moderna concebida pelos monarcas para criar a unidade nacional."

"The Case for God" (Karen Armstrong)


Seria mais justo, parece-me, dizer que, existindo uma tendência dentro da Igreja para tornar exclusiva uma das possíveis interpretações  do 'texto sagrado' e da história da própria Igreja, se tornou evidente para a monarquia o papel que a Inquisição poderia desempenhar na centralização do poder e na construção da unidade nacional.

Como no caso de grande parte das descobertas científicas, que é devida ao acaso (mas não, evidentemente, o acaso fora de um contexto científico), os inevitáveis excessos do papado poderão ter inspirado os monarcas no caminho de um primeiro esboço de um outro tipo de unidade política, fundada na ideia religiosa moderna, em vez de o ser na força militar e na tradição ancestral.

É mais um exemplo de uma espécie de Providência darwiniana. O erro humano e as ilusões que nos acompanham a todos parecem seguir um guião inconsciente...

0 comentários: