segunda-feira, 21 de julho de 2014

FARISEUS



Agustina, citada por Bénard da Costa, disse algures: "A justiça é uma coisa furtiva como um ladrão na noite."

Se assim for, isso é dizer que ela é mais do domínio da graça do que do da lei. Que espécie de justiça, então, é servida nos tribunais que pretextam, já não, evidentemente, o seu carácter sagrado, mas a sua necessidade primordial? Sem lei não existe sociedade digna desse nome. Se há algum poder que parece estar acima acima da política, mesmo numa sociedade democrática, é esse.

Mas não serve necessariamente a justiça. A segurança vale mais. Perdida esta, mesmo o que restava de justiça na lei deixa de contar.

A figura do ladrão furtivo tem, claro, uma conotação evangélica. Ora, o ladrão vive fora do que é tido como lei. Como pode a justiça ter alguma coisa a ver com o seu 'método'?

É talvez porque a justiça não é uma instituição (não podia jazer sob a laje de nenhum mausoléu). Ela tem qualquer coisa de comum com o verdadeiro saber. Nunca o saber alcança o estado de adquirido. É sempre preciso recomeçar o que julgávamos já sabido.

Os 'sábios' que dizem outra coisa do que disse Sócrates e que 'raramente se enganam' têm um nome na nossa tradição. São fariseus.

 

 

0 comentários: