quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

UNIDADE

 

"A Inquisição espanhola não foi uma tentativa arcaica de preservar um mundo religioso ultrapassado; foi uma instituição modernizadora concebida por monarcas para criar unidade nacional."

"The case for God" (Karen Armstrong)

Custa a crer que um processo tão complexo e tão fora do espírito cristão pudesse ter sido concebido por um grupo de homens que 'pontificava' na Igreja (e fora dela) com tal consciência estratégica.

Podem dizer que a 'questão judaica' manipulada por Hitler visava também a unidade dos 'arianos'. Mas um motivo tão 'racional' (para a razão instrumental) não teria força para enfrentar as dificuldades legais e éticas, para só mencionar estas, com que teria de se confrontar.

De qualquer modo, se alguns daqueles 'monarcas' tivesse em vista a ideia da unidade nacional (ou, mais plausivelmente, dos crentes), o importante é no que se tornou esse 'objectivo' no processo social e político, em que forças mais poderosas e sem 'objectivos' tão 'modernos' se revelaram.

Outra maneira de dizer que as decisões humanas (e não as dos deuses) caem sempre sobre as nossas cabeças como se soubéssemos o que fazíamos.

 

0 comentários: