quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O CLARO E O OBSCURO




"Odeio aqueles que dizem obscuramente coisas claras. Odeio aqueles que dizem claramente coisas obscuras. E são os mesmos."



(Émile Chartier)



Os que lançam uma nuvem de tinta para falar do que pode ser compreendido sem qualquer ambiguidade estão de facto embuscados e não querem que, por exemplo, a sua platitude seja descoberta. No tempo da linguagem minimalista (embora se possa tentar enganar alguém com um 'sms'), dir-se-ia uma espécie ameaçada.

Já apresentar como uma coisa simples o que é complexo (termo que os 'técnicos' usam cada vez mais frequentemente para explicar por que é que os seus modelos e as suas previsões falharam) é vício de muito boa gente. Pode dizer-se até que não há coisas simples (depende do nível de referência, do contexto, etc) e que só existe linguagem e comunicação porque simplificamos a realidade. Grande parte do que hoje sabemos teria sido inútil e como que se referindo a algo de não existente, apenas uns séculos atrás.

Uma razão de peso para sermos modestos e socráticos quanto ao que julgamos que é simples.

Penso, assim, que o ódio do filósofo é dirigido aos que sabem que falam de uma coisa que não sabem. Convenhamos que devem ser muito poucos. A maioria está no processo de aprender a ser mais comedido (pelo menos nas palavras) como o nosso ministro das finanças.

0 comentários: