sábado, 29 de setembro de 2012

O GOSTO À DERIVA

"A adoração do bezerro de ouro", de Nicolas Poussin





"O planeamento internacional das exposições individuais em galerias americanas e europeias, e a compra sistemática das obras pelos museus estaduais e por grandes instituições bancárias condicionaram radicalmente o trabalho dos artistas, contribuindo ( de um modo que ainda não foi bem estudado) para as estratégias de legitimação sem discurso; nomeadamente através da contaminação extraordinária do valor estético pelo valor monetário; e da emergência mediática de um gosto universal (porque planetário) de massa: o kitsch. Num certo sentido, é o fim da estética, o que aumenta ainda a confusão."


José Gil ("Sem título")




Estive hoje a ver o 'site' de Paula Rego. O seu estilo de exploração realista dum grotesco feminino, duma atmosfera sensual pesada e sufocante, metáfora do político como aberração, a fealdade dessas pernas e desses joelhos, desses pés, num horizonte desprovido da palavra, não se pode dizer que seja um retorno a nada, porque esta figuração é moderna ( o código é o do "vale tudo", nas palavras de José Gil) e original (as fases anteriores da pintora atestam uma genealogia).

Como observa o filósofo, falando dos anos 80, "cada artista vale agora por si, independentemente do valor dos outros, que se legitimam curiosamente também por si, por não exigir discurso legitimador" (característica, também da escrita bloguística?).

Por outro lado, aquela legitimação sem discurso é cada vez mais preponderante.Na "confusão", justifica-se tanto a parábola do rei vai nu, com uma criança a dizer alto o que todos pensam de alguma pintura que hoje se vê em certos museus, galerias ou exposições, como se justifica o lugar-comum do génio incompreendido.

Pela força das coisas, a bolsa dos valores artísticos vai obrigar as futuras gerações a uma contínua reversão dos valores e a reescrever, uma e outra vez, a história da arte.

Moisés não pára de quebrar as tábuas da lei de encontro ao bezerro de metal.

0 comentários: