terça-feira, 18 de setembro de 2012

A AMIBA E A TROIKA

http://aventadores.files.wordpress.com/2012/09/troika.jpg





"Qual é a diferença entre a amiba e Einstein? Resposta: a amiba é eliminada quando 'comete' erros. Se for consciente terá medo dos erros. Einstein 'procura' erros. Consegue fazê-lo porque a sua teoria não é parte de si próprio, mas um objecto que pode conscientemente investigar e criticar. Deve este facto à linguagem 'especificamente' humana, e em particular à filha desta, a escrita humana."

(Karl Popper)




O 'privilégio' de Einstein, como cientista, de não ter de fazer experiências arriscadas sobre si mesmo, pagando com o próprio corpo, por assim dizer, permitiu o incrível desenvolvimento da ciência e das suas aplicações.

Mas esse 'privilégio', de facto, não se limita à ciência e aos cientistas, nem de perto nem de longe.

Em relação aos países que se viram na necessidade de firmar acordos com a chamada troika, nada mais revelador desse privilégio do que o facto do programa da troika para Portugal ter falhado tão clamorosamente, apesar de ter sido seguido à risca, 'and beyond',  sem ter tido quaisquer consequências para aquelas entidades.

A experiência in 'corpore vili' foi levada a cabo com perfeita 'distância' teórica da parte dos 'aprendizes de feiticeiro', e foram os países 'ajudados' que neste cenário representaram a amiba da imagem de Popper.

O mesmo se passa, e ainda com maior escândalo, a nível do poder financeiro que desencadeou a tormenta e não só não pagou pelos seus 'erros' (na verdade pela sua falta de ética), mas continua a influenciar de perto os centros de decisão política e a receber os competentes bónus milionários.

Moral da história, uma certa impunidade pode ser uma condição do progresso científico, mas não há dúvida que a verdadeira impunidade é a do poder, qualquer que ele seja.

0 comentários: