segunda-feira, 12 de junho de 2017

AS PERPLEXIDADES DUMA COZINHEIRA

A Cozinheira de Morse (Daguerre)

"A adesão à tradição é igualmente a razão do erro ainda mais fatal tanto de Marx como de Lenine, sustentando que a simples administração, por oposição ao governo, é a forma adequada do viver-juntos dos homens nas condições de uma igualdade radical e universal. Pressupunha-se que a administração seria o não-governo, mas de facto ela só pode ser o governo de ninguém, quer dizer, da burocracia, uma forma de governo em que ninguém assume a responsabilidade.
(...) O governo de ninguém governa muito efectivamente quando considerado do ponto de vista dos governados e, o que é pior, tem um importante traço em comum com o do tirano."
(...) Do ponto de vista dos súbditos a rede das normas em que se encontram presos é muito mais perigosa e mais mortal do que a simples tirania arbitrária."

"A Promessa da Política" (Hannah Arendt)

Esta visão administrativa resulta da ideia hegeliana das contradições superadas. Sendo a estrutura de classes a principal contradição, a sociedade sem classes seria, em princípio, uma sociedade em que o poder de uma classe sobre as outras, através do Estado, deixaria de ser necessário.

É surpreendente a dimensão do ponto cego desta análise que parece ignorar completamente a complexidade social, qualquer que seja a forma de governo, a ponto de se considerar que a sua administração não ofereceria dificuldade de maior e podia ser confiada a qualquer cozinheira.

O desaparecimento das classes, se fosse possível, não seria um factor de simplificação maior do que a consagração da divisão social em classes que ajustasse a ideologia à realidade.

O viver-juntos, como lhe chama Hannah Arendt, a uma escala que infinitamente ultrapassa a da ágora ateniense, desafia não só a nossa capacidade de conhecer a sociedade ( e o mundo ) em que vivemos, quanto a de nos organizarmos eficazmente.

Mas toda a inteligência e toda a boa-vontade e capacidade de iniciativa são poucas perante tal desafio, pelo que, pelo menos, devemos saber que tipo de organização não nos convém de todo por ser fatal àquelas virtudes.

0 comentários: