domingo, 27 de setembro de 2015

UM POSTULADO




"A liberdade ética, (Kant) declara, não é um facto, mas um postulado."

(Ernst Cassirer)

É no sujeito, o mais inesperado 'processo histórico' do Cristianismo, e nele só, que podemos encontrar esse postulado. É uma consequência da salvação individual.

Sócrates é o primeiro pórtico. Preso e condenado à morte pelo Estado ateniense permanece até ao fim senhor do seu destino. É-lhe aconselhada pelos amigos a fuga à sentença e o exílio, mas Sócrates abraça a oprtunidade de se mostrar fiel aos seus princípios e encerrar em beleza uma carreira exemplar.

Todos os factos se conjugam para negar a liberdade do filósofo e a moral do pedagogo. Mas a factualidade não pode impedir o condenado de se sentir livre. De, submetendo-se às leis, as considerar injustas e ao abrigo da injustiça que não pode fechar o tribunal interior.

A glosa secular desta liberdade ética, contudo, pressupõe demasiado para sustentar uma autonomia individual que depende, em maior ou menor grau, das circunstâncias.

Platão descreveu-nos a morte do mestre, com uma arte suprema, como se não bastasse um imponderável para fazer dessa despedida, em vez de um sinal de força, um sinal de fraqueza.

Mas é a arte que salva o melhor de nós, e esse talvez seja  o primeiro postulado.

0 comentários: