segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O OBJECTO POÉTICO

Les Murray

 


Diz o poeta australiano Les Murray que para se pensar claramente em termos humanos, temos de ser impelidos por um poema. (citado por Simon Leys)

Claramente é que pode ser controverso, porque nenhum de nós consegue chegar à raiz dessa clareza, que não é lógica nem discursiva. Mas o autor acrescenta: 'em termos humanos', o que muda tudo. Pensar claramente em termos humanos pode ser tão obscuro como Heráclito, apropriadamente apelidado de o 'Obscuro'.

Se a poesia fosse o nosso único modo de pensar, não teríamos construído a primeira máquina (talvez devesse dizer antes, que as máquinas não se teriam multiplicado, porque a invenção é poética, ou não é). Evidentemente, a lógica é uma espécie de guilhotina que não podemos dispensar. Mas isso é pensar em termos do mundo (a razão é agrimensora, mede a nossa relação com a terra e com a parte social dos outros).

Enquanto o poema se afasta da 'regra e do esquadro' e é tão 'indissecável' como o eterno problema filosófico da ligação do corpo e da alma. É por isso que não temos o direito de julgar, e é preciso julgar. As máquinas são necessárias e as prisões e a falsa justiça. Somos perfeitamente capazes de pensar em termos não-humanos. Foi isso que nos pôs na lua, entre outras coisas enormes.

Embora a lua que nos atraiu seja um objecto poético.


 

 

 

1 comentários:

Carlos Natálio disse...

"É por isso que não temos o direito de julgar, e é preciso julgar". Gosto muito desta frase. Sim estamos longe de só conseguir pensar poeticamente...