terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A IDADE MÉDIA DOS OUTROS

http://i22.servimg.com/u/f22/11/18/12/38/the_de11.jpg



É sabido que uma pessoa doente ou com um temperamento difícil, no seio de uma família, condiciona todas as conversas do grupo. Alguns membros da família podem ser avessos a tudo o que 'cheire' a política ou à mais leve e benevolente crítica da religião. E não se fala em corda, em casa do enforcado. Queiramos ou não, a conversa deixa de ser 'livre' e cada um dos outros se impõe uma espécie de censura. Como dizia Alain, o convívio num salão aristocrático era regulado pela etiqueta, com a promessa mais do que certa de um aborrecimento geral, para não ferir 'susceptibilidades'. E citava Stendhal que, referindo-se ao carácter de Mathilde de La Môle, no "Vermelho e o Negro", dizia que "elle s'ennuyait en espoir".

O que se passa na família ou no salão (e há todas as espécies de 'salões') talvez possa ser útil para compreender o contexto 'global'. E por que é que as caricaturas de Maomé, por exemplo, no mundo único da comunicação instantânea, podem passar de um assunto que só diz respeito a uma cultura que vive de costas viradas para as restantes, a um assunto transcultural que envolve todos os grupos, doravante, existindo num mesmo espaço.

A cultura ocidental desvaloriza, naturalmente, os símbolos das outras culturas com que agora tem de dialogar, porque vem de uma história orgulhosamente ventríloqua quanto às outras narrativas. O racionalismo científico levou-nos a uma relação com os outros povos parecida com a velha colonização, como se só tivéssemos de prestar contas a nós mesmos. Por isso achamos inconcebível que os outros possam sentir-se ofendidos por um 'simples' desenho, esquecendo-nos como era preciso muito menos do que isso para dar com os costados nas prisões da Inquisição.

O mundo global vai cercear-nos as liberdades 'irresponsáveis' de quando falávamos para nós mesmos. E isso não é nada quando formos questionados pela desigualdade e pela injustiça no resto do mundo.

A primeira dádiva da globalização é a Idade Média dos outros. Ao menos lembremo-nos que a nossa própria Idade Média não foi só escuridão, muito longe disso.




0 comentários: