quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ENIGMA

 


Quando Alan Turing e a sua equipa (no filme "The Imitation Game" de Morten Tyldum), depois de aplicar à sua máquina Christopher o filtro necessário, conseguem 'quebrar' o código nazi Enigma, compreendem, ao mesmo tempo, que não podem usar essa informação, por muitas vidas que estivessem em causa. E a razão é que os Alemães de imediato perceberiam que o código tinha sido quebrado, o que os levaria a modificar o sistema. Para ser eficaz, a desencriptação só podia ser utilizada no meio de tais circunstâncias e coincidências que não levassem o inimigo a concluir que o Enigma fora decifrado.

A preciosa informação obtida pelos Aliados, graças a Turing, só podia ser sustentada pela contra-informação (ainda que o fosse sob a forma da ocultação) dirigida ao governo nazi que levou este a crer todo o tempo na segurança do seu código.

Como outro dr. Mabuse (a personagem de Norbert Jacques e Fritz Lang) que, escondendo ao doente a cura do seu mal, colaborasse na auto-ilusão, para mais depressa o levar à morte. Tudo isto é admissível como forma de ganhar a guerra. No país do grande hipnotizador, a hipnose do seu estado-maior era mais do que merecida.

 

 

 

 

0 comentários: