sábado, 4 de outubro de 2014

UM COMPORTAMENTO INDECENTE

Witold Gombrowicz (1904/1969)

“Ofereceram-lhe chá que ele bebeu; ficou um pedaço de açúcar no pires, estendeu a mão, mas sem dúvida deve ter considerado esse gesto insuficientemente motivado, porque recuou; no entanto, o gesto de recuar sendo ainda mais imotivado, estendeu de novo a mão para o pedaço de açúcar que levou à boca e comeu – não já pelo prazer de o trincar mas para ter um comportamento mais ou menos decente… em relação ao açúcar e em relação a nós… Querendo sem dúvida apagar esta impressão desagradável, tossiu, depois para motivar esta tosse, tirou do bolso um lenço – mas já não se atreveu a assoar-se e mexeu simplesmente o pé. Mas mexer o pé devia, sem dúvida, criar-lhe novas complicações, porque se calou e se imobilizou completamente.”

“Pornografia” ( Witold Gombrowicz)

A personagem descrita é Frederico, uma espécie de alter ego do autor que participa num estranho crime erótico por juventude interposta. Ele aqui é apresentado como uma organização perfeitamente incongruente. Mas ao longo da novela irá tornar-se o mestre da acção.

Esse catálogo de gestos falhados é a imagem perfeita dum ser que perdeu a inocência. Tudo nele é consciente, a ponto de, sem automatismos e sem o jogo do instinto, o seu corpo não saber comportar-se, como se lhe faltasse a razão de existir. É o processo do rubor. Pensas nele e ele cresce. Queres evitá-lo, provoca-lo.

0 comentários: