segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EÇA SOBRE CABUL

Marcha que faz parte das celebrações do Ano Novo, o Nowruza, em Cabul

"Entretanto, a Inglaterra goza por algum tempo a «grande vitória do Afganistão»—com a certeza de ter de recomeçar d'aqui a dez anos ou quinze anos; porque nem pode conquistar e anexar um vasto reino, que é grande como a França, nem pode consentir, colados à sua ilharga, uns poucos de milhões de homens fanáticos, batalhadores e hostis. A «política», portanto, é debilitá-los periodicamente, com uma invasão arruinadora. São as fortes necessidades de um grande império. Antes possuir apenas um quintalejo, com uma vaca para o leite e dois pés de alface para as merendas de Verão."

"Cartas de Inglaterra" (Eça de Queirós)

A índia era então, para os ingleses, a 'Jóia na Corôa'. Os guerrilheiros das montanhas do Afeganistão afogavam as tropas governamentais nos desfiladeiros ou cercavam uma coluna militar. "Os afgãos correm, põem o cerco, cerco lento, cerco de vagares orientais: o general sitiado, que n'essas guerras asiáticas pode sempre comunicar, telegrafa para o vice-rei da Índia, reclamando com furor reforços, chá e açucar! (Isto é textual; foi o general Roberts que soltou há dias este grito de gulodice britânica; o inglês, sem chá, bate-se frouxamente.)" (ibidem)

Hoje mudou muita coisa, os ingleses largaram o Industão, mas o 'império' continua sob outra forma. As mesmas montanhas alimentam a resistência. O império é uma organização sem rosto, 'global' que é a palavra ambígua que amplia a prepotência de sempre, com a conotação mais humanista que é possível: "a humanidade é só uma", e faz eco ao que já foi uma esperança de libertação para os povos da terra: "Proletários de todos os países, uni-vos!"

Os guerrilheiros já não têm nada a ver com a resistência tradicional. Existem por que são actores num espaço político global. São hologramas num cenário que os ultrapassa e são atacados pelos 'drones' como num jogo da Nintendo. O que é real é o que sobrevive aos impérios e aos 'salvadores' doutrinados pelo ódio.

Foi nessa parte do mundo, há apenas uns anos, que se assistiu, no entanto, à espécie de milagre que foi a figura de Gandhi...


 

0 comentários: