quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CORRUPÇÃO

Giacomo Leopardi

 

"A corrupção dos costumes é mortal para a república e útil à tirania e à monarquia absoluta: isto só, basta para julgar da natureza e das diferenças destas duas espécies de governo."


(Giacomo Leopardi, "Zibaldone")


A corrupção que está na ordem do dia, e que até é aferida por um 'barómetro' internacional, tem alguma coisa a ver com os costumes?

A antiga sociedade romana mudou de carácter com a penetração das culturas orientais, com a liberdade de culto aos deuses estrangeiros (exceptuado o proselitismo dos cristãos, que por muito tempo foram perseguidos, até que a "religião dos escravos" se tornou a religião oficial, com Constantino). A relativização dos próprios valores romanos contribuiu para o langor da decadência deste povo vigoroso.

Não obedecendo, evidentemente, a um plano, a uma intenção de corromper, este fenómeno parece não ter qualquer comparação com o que é registado no nosso 'barómetro'.

Mas é caso de falar numa corrupção passiva que passa sem alarme (e até serve a política corrupta de alguns regimes que vão ao ponto de adoptar medidas de 'anti-corrupção' contra os seus adversários. O PC chinês tem uma política oficial 'moralista' contra a corrupção dos seus funcionários que visa tanto a eficácia da linha oficial, como afastar as atenções dos vícios constitutivos.

Em princípio, uma tirania ou um poder absoluto (contra a opinião de Leopardi) 'legalizam' a corrupção. Ela passa a ser uma regra que todos, de uma maneira ou de outra, têm de seguir. "O poder absoluto corrompe absolutamente"(Acton) porque deixa de ser necessário 'prestar homenagem' à virtude através da hipocrisia.

É na democracia que cresce o número dos ambiciosos sem escrúpulos que, por natureza, estão dispostos a torcer as boas leis, para atingirem os seus fins. E são esses que, ao mesmo tempo, têm de saber prestar a devida vénia à lei e à 'vontade do povo'.

 


 

0 comentários: