segunda-feira, 11 de abril de 2016

O CÉU DE ETTY

(Etty Hillesum - n.1914 na Holanda e m. em Auschwitz em 1943.)



"
Muitas pessoas julgar-me-iam louca e totalmente estranha à realidade, se soubessem o que eu penso e o que eu sinto. No entanto, eu vivo com toda a realidade que cada dia me traz. O Ocidental não aceita o sofrimento como inerente a esta vida. É por isso que ele é sempre incapaz de retirar forças positivas do sofrimento." 
"(...) É preciso saber viver sem livros, sem nada. Sem dúvida que um pequeno pedaço de céu continuará sempre visível e que eu terei sempre em mim um espaço interior suficientemente amplo para juntar as mãos em oração."
"Une vie bouleversée" (Etty Hillesum)

Etty sabia o que a esperava quando escreveu estas linhas no seu diário. Bastava-lhe ver o que acontecia aos outros judeus por essa Europa de trevas.

Ontem, encontrando-me diante do mar, pensei que, tirando o céu, nada talvez tenha o aspecto do primeiro dia da criação como o mar.

E o mar alimenta-nos de tantas maneiras.

0 comentários: