segunda-feira, 6 de março de 2017

MECÂNICA INJUSTIÇA

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"Os pontos essenciais desta concepção da justiça são: a) que para manter um sentido, o termo "justiça" só pode aplicar-se à acção humana, e não a uma qualquer situação social enquanto tal sem que nos preocupemos em saber se esta situação foi ou teria podido ser criada deliberadamente por alguém; b) que as regras de justiça revestem essencialmente a forma de interdições ou, noutros termos, que é a injustiça que é o conceito original, e que a finalidade das regras é impedir a acção injusta; c) que a injustiça que deve ser impedida é a usurpação dos humanos no domínio protegido dos seus semelhantes, domínio que deve ser definido pelo meio dessas regras de justiça, e d) que essas regras de justa conduta que são por elas mesmas negativas podem ser desenvolvidas sujeitando de maneira consequente as regras desta espécie herdadas por uma sociedade à prova igualmente negativa da aplicabilidade universal (...)"

"Essais" (Friedrich Hayek)

Talvez a culpa metafísica, de raiz judaica, inscrita nos nossos genes, seja responsável, mesmo naquela situação em que os homens se encontram, cada um com as suas paixões e os seus interesses, mais ou menos naturais, ou os seus ideais, mais ou menos nobres e as suas ilusões, como actores numa peça de que não conhecem o enredo, por se confundir esta perplexidade com uma situação criada e dominada, de que seriam objecto tanto a natureza como os outros homens, e daí que ela nos pareça injusta e merecedora de inadiável revolução.

Ora, isso significa, de facto, estender o conceito de justiça à necessidade natural (a sociedade enquanto tal é uma segunda natureza). Por outro lado, pode dizer-se, contra Hayek, que o seu conceito de ordem espontânea de mercado ( a que chama de catallaxia), que "não depende da sua orientação para uma única hierarquia de fins", ao ser favorecida e deixada ao livre jogo das suas tendências, representa, precisamente, uma deliberação. E aqui Hayek só pode justificar-se pela comparação entre as vantagens e as desvantagens dessa não-intervenção.

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